• Alunos do Dinamídia criam curta inspirado na 5a Sinfonia de Beethoven

    “Delírio” é o nono produto criado por alunos do Gracinha. Desde 2005, estudantes do Ensino Médio decidem se inscrever no Dinamídia. No começo do ano, eles sabem pouco sobre o ponto de chegada – apenas que criarão um produto coletivo. Ainda assim, decidem mergulhar de cabeça no mundo da comunicação.

     

    Como em anos anteriores, a turma de 2014 conversou com diferentes figuras que dedicam sua vida a comunicação. Conheceram diretores de cinema, músicos, jornalistas e até criaram seu próprio fanzine. O grupo, muito heterogêneo, transbordava a sua diversidade em propostas para o produto muito diferentes entre si. Depois de muitos debates, o elemento que uniria todos em torno de uma ideia ficou evidente: a música.

     

    Na quinta (27), com o auditório lotado, o produto da empreitada foi apresentado. “Delírio” é um filme com poucas falas que conta a história de uma sobrevivente da Segunda Guerra Mundial que precisa lidar com os traumas que ficaram desta época. O roteiro foi inspirado na 5a Sinfonia de Beethoven. Para isso, os alunos puderam conversar com o crítico de música erudita Irineu Franco Perpétuo.

     

    A plateia expressou todo seu encantamento pelo filme por meio de perguntas e comentários compartilhados ao final da exibição. Os alunos puderam contar sobre sua trajetória. Nas suas falas ficava claro como tiveram que assumir riscos ao longo do processo. A turma reconheceu os desafios de se trabalhar por projetos. Exatamente como acontece no mundo real, o grupo teve que se preocupar com elementos diretamente relacionados a criação do filme, que foram desde a criação do roteiro e gravação a edição, e com outros importantes para sua viabilização, como a captação de recursos.

     

    Assista ao filme clicando aqui.