• Balanço 2014

    Um ano de muito trabalho, inspiração e transformação. Talvez, essa seja uma ótima maneira de descrever o que foi 2014 para o MEL.

     

    Os cerca de 700 jovens, professores, pais e gestores que passaram por programas do MEL em 2014 criaram mais de 60 diferentes projetos inspirados por quase 60 convidados com quem puderam conversar. Dentre estas criativas figuras estão jornalista Gilberto Dimenstein, os atores do longa “Hoje eu quero voltar sozinho” Ghilherme Lobo e Fábio Audi, o músico Péricles Cavalcanti e o escritor Oscar Nestarez. A partir destes papos, eles desenvolveram games, filmes, aplicativos, soluções para o bairro onde vivem e até uma exposição. Cada um destes projetos, que podem ser encontrados na parte “Experiências” deste site, deixam evidente como a autoria, a criatividade, a experimentação e o uso da tecnologia a favor da aprendizagem podem transformar a educação.

     

    Foi em 2014 que nasceram novidades como o Gelly Jam, encontros abertos e criados em parceria com a rede internacional Games For Change para que interessados de qualquer idade desenvolvessem games mesmo sem saber programar. Foram 4 edições ao longo do ano. Apenas na primeira, que aconteceu na USP, 10 jogos online foram criados por pessoas que vieram de todo o Brasil para participar do evento.

     

    A sistematização da primeira edição do Festival Educação foi outra grande conquista do ano. Da parceria com o Centro Ruth Cardoso, nasceu o material que conta pelos olhos de mais de 20 autores coordenados pela equipe do MEL como foi participar do evento que reuniu 150 alunos de 9 escolas situadas em 3 diferentes estados.

     

    A projeção internacional do MEL também se fortaleceu muito. Estas experiências foram apresentadas em variados fóruns nacionais e internacionais, por exemplo na França e no México. Além disso, viramos articuladores e co-autores do Digital International Media Literacy eBook Project (DIMLE) para América Latina. Trata-se de uma iniciativa única que busca disseminar o conceito de alfabetização para a mídia ao mundo todo usando a tecnologia. Logo mais, contaremos novidades sobre este trabalho por aqui.

     

    Para 2015, muitas novidades estão reservadas. Logo, falaremos sobre elas. Por enquanto, aproveitamos para agradecer cada um dos participantes e dos parceiros que estiveram conosco nesta caminhada. Sem vocês, nada disso teria sido possível.

     

    Desejamos lindas festas para todos.

     

    Um forte abraço,

    Equipe MEL