• Oficina de Audiovisual

    Quem assiste aos filmes criados pela turma da Oficina de Audiovisual custa a acreditar que foram produzidos por estudantes do 9o ano da Escola Lourenço Castanho. Apesar da pouca idade, as conversas que têm com cineastas, diretores, fotógrafos e outros profissionais ligados ao mundo do audiovisual, preparam os adolescentes para criar o filme que sonharem.

     

    O grupo escolhe cada detalhe sobre a sua produção, desde o tema e formato até sua estética. O MEL e a Confraria apenas facilitam o processo e cuidam para que o produto final seja a cara da turma.

     

    Depois disso, é hora de colocar a mão na massa. Conforme os seus interesses, os estudantes se dividem em grupos de trabalho. Tem quem cuide da fotografia, da produção e da trilha sonora, por exemplo. A edição também é comandada pelos alunos, que fazem isso em uma ilha profissional, na Confraria.

     

    Com o filme pronto, eles organizam um lançamento para mostrar seu trabalho para o mundo. Às vezes, até inscrevem em festivais. A publicação é etapa imprescindível para fechar o trabalho por projeto. Apesar de não poder ser visto por completo nestas oportunidades, o processo é tão impressionante quanto o próprio filme. Importantes habilidades como trabalho em grupo, gestão do tempo, desenvolvimento de projetos e empatia são desenvolvidas no grupo.